sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Schornstein Kneipe

Minha primeira experiência com uma Schornstein foi no agora extinto Ceres Cervejas Especiais (aliás, fiquei extremamente triste com o encerramento de suas atividades), onde experimentei uma Weiss Bier e adorei. Tanto que fiz questão de conhecer essa cervejaria em minha visita a Santa Catarina.



Pórtico Pomerode

Havíamos marcado um tour pela fabrica, mas no meio da tarde recebemos uma ligação dizendo que a pessoa responsável havia adoecido e não haveria visitação naquele dia. Mesmo assim, seguimos em direção a Pomerode - 30 Km de Blumenau - considerada a cidade mais alemã do Brasil.



Vista da entrada e da sua Chaminé

Sediada em um charmoso prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, com uma impotente chaminé de 30 metros de altura. Daí vem a origem do nome Schornstein, que em alemão significa chaminé. A Schornstein Kneipe foi fundada em 2006 e só reforça a tradição e estilos germânicos de Pomerode. 



Cardápio Schornstein Kneipe

No bar, enormes tanques de fermentação fica a vista de quem chega. Com ambiente agradável e familiar, cozinha típica alemã e chope fresquinho. Nem se vê o tempo passar entre um chope e outro.



Vista dos tanques de Fermentação

Conversando com o simpático Garçom, soubemos que a Fabrica possui capacidade de produção de até 30 mil litros de chope por mês e suas receitas respeitam os mais rígidos parâmetros da industria cervejeira europeia. São 6 tipos de chope fabricados: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.

Prosit!


Dos 6 tipos, experimentamos 4:

Schornstein Pilsen Natural Com um aspecto consistente, sabor caracterizado por um leve amargor e baixo teor alcoólico - 4,5%. O estilo Pilsen é leve, suave e refrescante. Entretanto, embora seja impecável em um dia quente, essa Pilsen Natural vai muito bem o ano inteiro.


Schornstein Pilsen Natural


Schornstein Pilsen CristalIdeal para quem aprecia a leveza no bom chope, o Pilsen Cristal é resultado da filtração do Natural para retirada de leveduras. Caracteriza-se pela suavidade do sabor, aspecto cristalino e baixo teor alcoólico - 4,5%.

Schornstein Weiss

Schornstein Weiss - Essa Weiss leva em sua receita 50% de malte de trigo alemão com 5% de teor alcoólico. Possui aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, ideal para ser consumido durante o ano todo. Meu preferido.


Schornstein Pale Ale

Schornstein Pale AleResultado de um processo alta fermentação que pode durar de três a quatro semanas, o Chope Pale Ale se caracteriza pela coloração cobre profunda, sabor frutado e forte aroma de malte e lúpulo. Possui 5% de teor alcoólico.


Agora se você quer conhecer a Schornstein, mas não tem tempo para ir até Santa Catarina, há uma outra opção. Foi inaugurada em Holambra a Schornstein Krug (ou bar da Schornstein, traduzindo do holandês) que conta com um cardápio de petiscos baseados na culinária holandesa especialmente desenvolvidos para harmonização dos seis tipos de chopes da marca. 

Quanto a mim, estou de partida para Santa Catarina, então... Até a volta! ;)

Schornstein Kneipe
Rua Hermann Weege, 60
Centro – Pomerode/SC
Fone: (47) 3387-0532


Schornstein Krug
Rua Rota dos Imigrantes, 2301
Centro – Holambra/SP
Fone: (19) 3802-1391







0 comentários:

Postar um comentário

 

The Beer Hunters © 2010

temas blogspot -