segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Conversão de Medidas

0comentários
Quem nunca teve problemas na conversão de medidas de receitas estrangeiras? Confesso que eu mesma já passei por maus bocados, já que a maioria das receitas que testo são americanas. Foi quando tive uma idéia de converter (e traduzir) medidas importantes na hora de cozinhar.







1 teaspoon (tsp ou t) = 1 colher de chá

1 tablespoon (tbsp ou T) = 1 colher de sopa

*** 1 colher de sopa (tbsp) = 3 colheres de chá (tsp)

1 cup = 1 xícara

1 pint = 473 ml (Estados Unidos), 568 ml (Reino Unido)

1 gallon = 3.78 litros

1 fluid ounce(fl oz) = 30 ml (29.57ml) = 2 colheres de sopa (2 tbsp)

1 quart = 946 ml

1 ounce (oz) = 28.34 gramas (arredondamos para 30 gramas quando fazemos uma receita)

1 pound (libra) =  453.59 gramas (450 gramas)

2.20 pounds 1 quilo






Algumas curiosidades:

  • Scoop - Ex. 1 scoop Protein Powder
É a colher medidora que acompanha os produtos proteícos. As scoop são mais profundas que as colheres e não possuem medida especifica, como a tablespoon (colher de sopa) e a teaspoon (colher de chá);


  • Stick - Ex. 1 stick Butter
1 stick de manteiga se refere a metade do nosso, ou seja, aproximadamente 100 gramas;


  • 2% Milk - Ex. 1 1/2 cups 2% Milk
2% Milk é o equivalente ao nosso Leite semi-desnatado;


  • 1 dl - Ex. 1 dl água
1 dl ou decilitro é o equivalente a 100 ml;


  • 14 oz - Ex. 2 14 oz cans sweetened condensed milk
14 oz são 396 gramas, praticamente a medida da nossa lata de Leite Condensado. No exemplo são duas latas.


Espero ter ajudado! ;)
  

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Peach Cheesecake Crumbs Bars

0comentários
Nada como um final de semana com feriado a vista! E que tal uma sobremesa diferente e gostosa para agradar a Família, amigos ou porquê não, só para você?

Mas antes de irmos aos ingredientes, deixe-me explicar o motivo da minha escolha. Como sabem (ou não) trabalho com chocolates e nosso gerente de Marketing nos deu um produto parceiro para experimentar. Trata-se de um Preparado de Pêssego em pedaços - ideal para coberturas e recheios da Ricaeli. Esta é minha primeira vez que utilizo algo assim e gostei da qualidade.

Fiz um pequeno vídeo para mostrar a consistência do produto:





Então, fui a procura de algo com pêssegos e encontrei uma receita diferente: Peach Cheesecake Crumbs Bars ou como eu mesma traduzi (inglês péssimo) - Barras de Cheesecake com Farofa e Pêssego.




Desconfiei dessa mistura, mesmo assim fui testá-la. Deu muitooo certo. Ficou delicioso! Desde o toque de canela junto do pêssego, o crocante da farofa e a leveza da cheesecake - huummm, me deu água na boca.

Bora com a receita?

Ingredientes:

Base


  • 1 1/2 xícara de Farinha de Trigo;
  • 1/2 xícara de Açúcar Granulado;
  • 1 colher (chá) de Canela em Pó;
  • 1/2 colher de (chá) de Fermento em Pó;
  • 1 colher (café) de sal;
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal gelada (cortada em pedaços)
  • 1 ovo


Cheesecake


  • 240g de Cream Cheese amolecido;
  • 1/4 de xícara de açúcar granulado;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (chá) Essência de Baunilha;
  • 2 xícaras recheio de pêssego (caseiro ou enlatado).


Instruções:

Para a base

Pré aqueça o fogo a 180º graus. Forre uma forma 20x20cm com papel manteiga;

Em uma tigela média, misture a farinha, o açucar, a canela, o fermeto e o sal. Com as mãos ou 02 garfos misture a manteiga e logo em seguida o ovo. A Massa vai ser um pouco quebradiça. Reserve 1/2 xícara para a cobertura. Espalhe o restante na forma de maneira uniforme. Você pode optar em fazer a borda ou não. Reserve.

Para o Cheesecake

Dica: Para amolecer o cream cheese - leve ao microondas por 10s (dependendo da potência) e misture até que fique homogêneo.

Em uma tigela grande, bata o cream cheese e o açúcar até virar um creme. Acrescente o ovo e a baunilha e bata um pouco mais até que incorpore. Despeje sobre a base. Cubra com o recheio de Pêssego e a cobertura reservada.

Asse de 30 a 40 minutos a 180º graus. Deixe esfriar completamente antes de cortar em 12 barrinhas.




Dicas:

Para amolecer o cream cheese - leve ao microondas por 10s (dependendo da potência) e misture até que fique homogêneo.

Achei que a cobertura ficou muito sólida e não com aparência de farofa, acrescentei mais 2 colheres de (sopa) de farinha de Trigo e 1 colher (sopa) de açúcar granulado. Misturei até que ficou no ponto de farofa.

Você pode refrigerar por até 1 semana.




E aí? O que acharam? Comentem, opinem! Pode ser por aqui ou em nosso Facebook.

Bom final de semana a todos! ;)

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Oktoberfest - Blumenau 2015

0comentários
Depois de conhecer a Das Bier e a Cervejaria Schornstein, eu não poderia deixar de contar como foi a experiência de estar na Oktoberfest de Blumenau.


Durante o mês de outubro (07 a 25) acontece a Oktoberfest considerada a maior festa alemã das Américas e uma das mais populares do Brasil. Hoje, se tornou muito conhecida nacional e internacionalmente. E, para aqueles que pensam que encontrarão apenas cervejas, estão muito enganados. A festa conta com uma variedade de atrações, comidas especiais de origem alemã, competições de Chope em metro, bandas e desfiles típicos, muita música, entre diversas outras atividades.





Minha primeira visita foi em 2014 e chegamos no início da Festa, no último sábado do evento. É aí que faz toda a diferença, o ambiente é totalmente familiar. Crianças e adultos de várias idades, mantendo a tradição e a cultura, utilizando trajes típicos, e famílias inteiras comendo, bebendo e se divertindo. Tudo agradável e com clima de respeito. Mas... lá para as 19:30h - 20h o ambiente se transforma. O lugar fica abarrotado e você começa a ver todo o tipo de coisa (melhor não entrar em detalhes... rs).




Esse ano, para aproveitarmos bem a nossa visita, fomos no domingo (18/10) e repetimos o horário do ano anterior. A primeira coisa que fiz foi providenciar as fichas para os chopes e um tirante novo com a data de 2015. 




Eisenbahn foi a cervejaria oficial da festa de 2015 e surpreendeu com a variedade de chopes disponíveis. Além das versões não pasteurizadas - Pilsen, Weizen, Pale Ale, Strong Gold Ale e Dunkel - ainda disponibilizaram o chope Nº 5 e a sazonal Oktoberfest. As Long Necks também marcaram presença como a Kölsch (minha favorita) e a Orgânica.




A Das Bier também contou com uma exclusividade - a sazonal Hoptoberfest, uma produção colaborativa com a paranaense BodebrownAlém da novidade, também estavam disponíveis nove chopes de diferentes estilos: Pilsen, Pilsen Natural (delícia), Weizen, Pale Ale, Stark Bier, Braunes Ale, Wein mit Bier, Roggen Kölsch, Schokoladen Roggen Bock.





E não parou por aí, Bierland Uma das cervejarias mais premiadas do país, trouxe seu mais novo lançamento, a American IPA, fora as medalhistas Pilsen, Weizen, Vienna (três vezes a melhor do mundo pelo WBA), American Red Ale e o Chope de Vinho (tão apreciado pela mulherada, exceto eu! haha).





A Wunder Bier - cervejaria que estamos tentando visitar desde o ano passado (sem sucesso) não ficou para trás e trouxe a Red Lager e seus tradicionais Pilsen, Lager, Weizen e Chope de Vinho.





Para mim a grande novidade foi a Cervejaria e brewpub Container (falo dela em outro post) - que trouxe todos os seus cinco rótulos - Joke (Bohemia Pilsen), Bakerloo (Pale Ale), Wembley (Blonde Ale), Revolution (English IPA) e a Black Sheep (Dry Stout). No stand da cervejaria, uma projeção em 3D do metrô de Londres ficava atrás das chopeiras.


Estavam na festa ainda a Baden Baden com sua Cristal, IPA, Red Ale e Weiss e a industrial Schin.






Fiquei triste de não encontrar a Schornstein na festa, e eu jurava ter ouvido falar que eles estariam. Cheguei até a acessar a página oficial, mas não constava a informação. Foi quando andando pela parte externa dos pavilhões que avistei o Logo da cervejaria. No Empório Blumenau haviam 04 torneiras com os estilos Pilsen, Bock, Weiss (que eu adoro) e a premiada IPA.





Outra boa surpresa, a mais nova cervejaria de Santa Catarina, a Cerveja Blumenau estava presente com seus dois primeiros lançamentos, a Capivara Little IPA e a Ipê Amarelo American Lager na loja Bier Vila - também na parte externa dos pavilhões. A loja ainda contava com mais 10 chopes artesanais diferentes de cervejarias de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e da Alemanha.




Mesmo depois de tantos goles de chope, nenhum de nós chegou a dar vexame. XD





No Empório Hemmer, fizemos algumas comprinhas ótimas e ainda saímos de lá com uma nova cervejaria em vista - A ZeHn Bier - mas isso é assunto para um próximo post. ;)  
  

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Schornstein Kneipe

0comentários
Minha primeira experiência com uma Schornstein foi no agora extinto Ceres Cervejas Especiais (aliás, fiquei extremamente triste com o encerramento de suas atividades), onde experimentei uma Weiss Bier e adorei. Tanto que fiz questão de conhecer essa cervejaria em minha visita a Santa Catarina.



Pórtico Pomerode

Havíamos marcado um tour pela fabrica, mas no meio da tarde recebemos uma ligação dizendo que a pessoa responsável havia adoecido e não haveria visitação naquele dia. Mesmo assim, seguimos em direção a Pomerode - 30 Km de Blumenau - considerada a cidade mais alemã do Brasil.



Vista da entrada e da sua Chaminé

Sediada em um charmoso prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, com uma impotente chaminé de 30 metros de altura. Daí vem a origem do nome Schornstein, que em alemão significa chaminé. A Schornstein Kneipe foi fundada em 2006 e só reforça a tradição e estilos germânicos de Pomerode. 



Cardápio Schornstein Kneipe

No bar, enormes tanques de fermentação fica a vista de quem chega. Com ambiente agradável e familiar, cozinha típica alemã e chope fresquinho. Nem se vê o tempo passar entre um chope e outro.



Vista dos tanques de Fermentação

Conversando com o simpático Garçom, soubemos que a Fabrica possui capacidade de produção de até 30 mil litros de chope por mês e suas receitas respeitam os mais rígidos parâmetros da industria cervejeira europeia. São 6 tipos de chope fabricados: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Pale Ale, Bock, Weiss e Imperial Stout.

Prosit!


Dos 6 tipos, experimentamos 4:

Schornstein Pilsen Natural Com um aspecto consistente, sabor caracterizado por um leve amargor e baixo teor alcoólico - 4,5%. O estilo Pilsen é leve, suave e refrescante. Entretanto, embora seja impecável em um dia quente, essa Pilsen Natural vai muito bem o ano inteiro.


Schornstein Pilsen Natural


Schornstein Pilsen CristalIdeal para quem aprecia a leveza no bom chope, o Pilsen Cristal é resultado da filtração do Natural para retirada de leveduras. Caracteriza-se pela suavidade do sabor, aspecto cristalino e baixo teor alcoólico - 4,5%.

Schornstein Weiss

Schornstein Weiss - Essa Weiss leva em sua receita 50% de malte de trigo alemão com 5% de teor alcoólico. Possui aroma marcante, sabor refrescante e coloração turva, ideal para ser consumido durante o ano todo. Meu preferido.


Schornstein Pale Ale

Schornstein Pale AleResultado de um processo alta fermentação que pode durar de três a quatro semanas, o Chope Pale Ale se caracteriza pela coloração cobre profunda, sabor frutado e forte aroma de malte e lúpulo. Possui 5% de teor alcoólico.


Agora se você quer conhecer a Schornstein, mas não tem tempo para ir até Santa Catarina, há uma outra opção. Foi inaugurada em Holambra a Schornstein Krug (ou bar da Schornstein, traduzindo do holandês) que conta com um cardápio de petiscos baseados na culinária holandesa especialmente desenvolvidos para harmonização dos seis tipos de chopes da marca. 

Quanto a mim, estou de partida para Santa Catarina, então... Até a volta! ;)

Schornstein Kneipe
Rua Hermann Weege, 60
Centro – Pomerode/SC
Fone: (47) 3387-0532


Schornstein Krug
Rua Rota dos Imigrantes, 2301
Centro – Holambra/SP
Fone: (19) 3802-1391







quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Das Bier

1 comentários
No ano passado fomos a Santa Catarina para a tão esperada Oktoberfest. E com certeza, não deixaria de aproveitar a ocasião para visitar algumas das Cervejarias da região.

Algumas pesquisas depois e uma ligação, estava agendada nossa visita a Das Bier Situada em Gaspar, no Bairro de Belchior - a apenas 20 minutinhos de carro de Blumenau. Inaugurada em 2006 é a única Cervejaria Artesanal do município e orgulha-se de estar entre as maiores cervejarias artesanais de Santa Catarina.  


Fachada Das Bier


Em um terreno amplo, com as lagoas do Schmitt Pesque & Pague e o casarão da família, surgiu a idéia de produzir chope artesanal para consumo no local e fornecimento a outros pontos turísticos. E de acordo com o site deles, "era só juntar tudo em um mesmo barril e fazer acontecer."


Vista para o Vale

Confesso que, o lugar me deixou sem fôlego. Cheio de paz e tranquilidade, ambiente familiar e muito verde. O interior é um charme a parte, com estilo arquitetônico arrojado e único com vista para o vale e as lagoas. Ah, um diferencial... o celular não funciona! Nada de What's Up ou Redes Sociais! Só a boa e velha conversa!



Ambiente Familiar e clima acolhedor, assim é a Das Bier.



No cardápio, gastronomia tipica alemã e em cada prato, opções de Chope para harmonizar. Adorei! A Cervejaria oferece dez estilos de Chopes Artesanais - entre eles o Wein Mit Bier, um chope de vinho, queridinho da mulherada. No meu caso, me decidi pelo Chope Roggen Kölsch - de alta fermentação, corpo leve, coloração dourada e baixo amargor. Excelente pedida para aquela tarde.



Prosit!

Os meninos optaram pela "Prova de Chope". Composto por copinhos de 50 ml, de oito estilos: Pilsen, Pilsen Natural, Braunes Ales, Weizen, Pale Ale, Stark, Wein Mit Bier e o Roggen Kölsch. Para degustar e escolher aquele que melhor enquadra em seu paladar.


Meninos agrupando os copinhos.

Fiz uma pequena comparação entre as Pilsen (filtrada) e a Pilsen Natural (sem filtragem):

Pilsen - Chope puro malte. Coloração amarelo claro, bem límpido. Espuma bem clara, consistente e persistente. Excelente sabor do malte que lhe confere um certo corpo. Leve amargor.

Pilsen Natural - De baixa Fermentação. Não filtrado, corpo leve, agradável. Leve amargor e boa refrescância. Para a mim, o de maior drinkability. Tornou-se meu preferido. 





Iniciada a visita, fiquei feliz de levar minha taça, pois fui a única ainda a ter líquido no copo. Fomos recebidos pelo Sr. Antônio, mestre cervejeiro e responsável pela produção, um pernambucano muito simpático e atencioso, com um vasto conhecimento técnico, que nos explicou que a Das Bier segue a Lei da Pureza estabelecida na Alemanha em 1516 (sim, eles prezam pela qualidade) e nos apresentou todo processo, desde ingredientes, filtração, maquinário, etc.




Quando todos já haviam retornado ao bar, ficamos para conversar um pouco mais com o Sr. Antônio, que nos contou sua trajetória. Estava morando em São Paulo, quando em 2006 foi convidado somente para ajudar a montar a Das Bier e formular suas cervejas. Seu talento é tanto que acabou ficando e está lá até hoje. Também, ele tem nada menos que 33 anos de profissão, em seu currículo constam passagens por grandes cervejarias. Mestre Antônio ainda nos deu dicas valiosas para a fabricação de nossa própria cerveja (farei um post sobre essa experiência no futuro).


Vista do Bar

Foi uma visita para ficar na memória, local agradável, chope de qualidade e muita simpatia. Uma última dica: leve seu copo na visita! Você pode acabar ganhando um Chope tirado diretamente da Fonte! Foi o que aconteceu comigo.
Então, se estiver de viagem marcada ou pretende ir a Santa Catarina, não deixe de visitá-los! Depois venha me contar o que achou! ;) 


Degustando uma Pale Ale e desfrutando dos últimos momentos desse local maravilhoso.  



Das Bier Cervejaria
Rua Bonifácio Haendchen, 5311 - Belchior Alto, Gaspar
Tel 047 3397 8600

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Hello, again!

0comentários
Se tem algo que não gosto é de ficar parada e principalmente de ficar sem atualizar o blog. Tenho que admitir que minha vida tem sido bastante corrida nestes últimos 09 meses. Muita coisa aconteceu, algumas boas e outras nem tanto. Novas idéias, novos planos, novos desafios. Estou vivendo um outro cotidiano e preciso aprender a lidar com meu tempo.




Confesso que sinto falta de escrever e decidi retomar. Mas, não irei me comprometer com uma postagem por dia, ou um dia sim outro não. Vou deixar com que as coisas se ajeitem e retomem ao ritmo. Tenho muito material para compartilhar, pois não é porque estou sem postar no blog que parei de tomar cerveja, de experimentar cheesecakes ou testar novas receitas.




Este post é mais para mim mesma do que para vocês, na verdade. Eu só precisava registrar isso, tornar oficial. Querer fazer tudo ao mesmo tempo é bastante complicado. Quanto mais você se compromete e planeja, menos você consegue colocar em prática. E então você se cobra ainda mais e faz ainda menos. Pelo menos comigo é assim.




Então, irei com calma. Para ter a certeza de estar aproveitando melhor minhas idéias. E espero de coração, que vocês continuem curtindo minhas postagens. Aguardem! ;)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Olá 2015!

0comentários



Estive sumida e negligenciei o Blog no ultimo mês de 2014 e nesse comecinho de 2015, mas sabem como é... Festas, Presentes, Mini Férias, é muita correria! Não consegui nem um tempinho para desejar Boas Festas aos leitores! Minhas sinceras desculpas! Desejo a todos um Ano Fantástico!  


Mas, agora estou de volta cheia de idéias, receitas e dicas para repassar. E como não começar com o pé direito com uma receitinha super prática de Mini Cheesecakes? Essa eu fiz para nossa festa de Amigo Secreto e foi um tremendo sucesso!




Antes de começar, você irá precisar de uma Forma para Cupcakes/Muffins (aliás um Obrigada especial a minha colega de trabalho Marcela por me emprestar suas Forminhas de silicone) e de Forminhas de Papel (ao qual sem o Help da minha Cumadre Jéssica da Maria Redonda Doces, não seria possível testar a receita, muito obrigada!), também para Cupcakes/Muffins. A receita rende 09 Mini Cheesecakes.

Formas de silicone são ótimas! estão na minha lista de compras 

Ingredientes Base:

1/2 pacote de biscoito doce triturado (usei o Nesfit de Leite e Mel);
02 colheres (sopa) de manteiga derretida.



Ingredientes Massa:

300gr de Cream Cheese;
1/4 xícara (chá) de açúcar;
01 ovo;
01 colher (chá) de essência de baunilha.



Pré aqueça o forno em temperatura Alta. Disponha as forminhas de papel na forma de Cupcakes.



Modo de Preparo Base:

Misture os biscoitos triturados com a manteiga derretida até virar uma farofa. 



Divida entre as forminhas de papel pressionando suavemente (você poderá utilizar o fundo de um copo). 



Modo de Preparo Massa:

Uma dica: Aqueça o Cream Cheese por 10s no microondas (dependendo da potência). 
Bata o açúcar e o Cream Cheese até ficar cremoso, adicione o ovo e a baunilha e torne a bater até misturar. 



Divida entre as forminhas e leve ao forno por 10 minutos na temperatura alta. 


Diminua a temperatura para 180º e deixe por mais 20 minutos. Deixe esfriar completamente.




Como cobertura, utilizei uma geleia de Frutas Silvestres pela praticidade.



Você poderá usar desde uma Calda de Caramelo com Flor de Sal ou uma Calda da Fruta de sua preferência (receitinha aqui). O que vale é usar a imaginação! ;)


 

The Beer Hunters © 2010

temas blogspot -